Tendências para o 3º Setor em 2021

2 de fevereiro de 2021 by in category Consultoria with 0 and 0
Home > Consultoria > Tendências para o 3º Setor em 2021

Antes de falarmos sobre tendências ou como o 3º Setor reagirá sob um olhar pós-pandêmico, devemos avaliar a situação como um todo. Entender as novas necessidades e todo aprendizado que a pandemia do novo Coronavírus trouxe sob uma visão 360º.

Fica claro que a economia mundial sofreu muito, isso levando em consideração o governo, empresas privadas e organizações da sociedade civil. Seguramente tudo reage em cadeia, onde o consumo passou a ser o mais restrito possível, gerando impacto em todos os níveis da economia mundial.

E como o 3º Setor ganha um importante destaque sob esse aspecto?

Se compreendermos a origem dos investimentos no 3º Setor e entender os motivos da sua existência, conseguimos chegar em alguns aspectos para se considerar em 2021.

Sabemos que para uma organização da sociedade civil existir ela precisa de recursos, ela nasce justamente para suprir uma necessidade – que na maioria das vezes o Governo não consegue atender – de interesse público. Recursos os quais podem ter origem do próprio governo, instituições privadas ou geração de recursos próprio (venda de serviços ou de produtos). Levando em consideração a primeira e segunda opções, logo, entendemos que em 2021 os recursos estarão mais escassos, pois os investimentos públicos e privados sofrerão uma queda significativa. Mas o ponto é: É justamente nesse momento que o 3º Setor precisa ter uma atuação mais forte para atender uma sociedade que precisa de ajuda.

Por isso, separamos algumas tendências para nosso mercado em 2021

  1. Investimento Social Privado

A atuação por meio de propósito será cada vez maior e as empresas que procurarem investir sob esse aspecto procurarão causas que façam sentido para sua essência, para o seu significado.

  1. Ambientes colaborativos

Seja no 3º Setor, órgãos públicos ou privados, ambientes colaborativos, em que cada um atua naquilo que mais entende serão cada vez mais presentes.

  1. Inovação

As organizações que pretendem continuar a desempenhar seu papel social, deverão seguir caminhos que as deixem independentes de investimento social privado ou governamental. A melhor opção em 2021 é “andar com as próprias pernas”.

  1. Tecnologia


A utilização da tecnologia a favor das organizações será primordial para a sustentabilidade em 2021. Desde os processos internos, mas também na redução de gastos, comunicação e pessoal.

  1. Menos recursos + ações

Aquele velho ditado: “fazer mais com menos”. 2021 vai colocar a prova dessafrase. Será um ano em que a sociedade precisará cada vez mais das organizações da sociedade civil, mas essa atuação terá menos recursos.   

 

Como podemos ajudar a sua empresa ou organizações neste sentido? São mais de 25 anos de experiência, navegando no 3º Setor, ajudando organizações a se solidificarem e empresas e tornar realidade seus propósitos. Envie um e-mail para contato@conexaosustentabilidade.com.br. Vamos tomar um café? (pode ser virtual).

 

Equipe de Comunicação – Conexão Sustentabilidade

 

Add comment