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Os Salários dos Gestores de Projetos Sociais no Brasil – Conexão Sustentabilidade ™

Os Salários dos Gestores de Projetos Sociais no Brasil

16 de fevereiro de 2022 by in category Tecnologia with 0 and 0
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A busca pela otimização dos custos dos projetos sociais fez, por muitos anos, com que os profissionais da área recebessem menores salários. Porém, com a crescente valorização a gestão de projetos como modelo operacional, organizações não governamentais começam a reavaliar suas políticas internas e compreender que oferecer salários abaixo do mercado não é a melhor estratégia para otimização do orçamento e pode dar uma falsa sensação de economia que, ao final, pode custar muito mais.

Usando alguns websites que informam cargos e salários como LoveMonday, Catho e Salarios.com a Umanitar Academy foi atrás de saber os salários médios do setor social na atualidade.

Descobriram que o salário médio nacional de um Gerente De Projetos Sociais é de R$ 5.226 por mês no Brasil.

Em São Paulo, onde há um número maior de organizações sociais e custo de vida mais alto, essa média sobe para R$ 7.328, segundo o Love Mondays.

Essa média cai quando o gerente não é especializado em metodologias de Gestão de Projetos.

Segundo pesquisa da Salario.com.br um Gerente de organização Não-governamental (sem o direcionamento e certificação em Gestão de Projetos) tem faixa salarial entre R$ 3.500,00, sendo que R$ 4.540,58 é a média do piso salarial 2021 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Isso significa que um profissional certificado com o direcionamento de metodologias de gestão pode ganhar até 2,3 mil reais a mais do que um gerente não certificado!

Isso porque o gestor sem certificação é um responsável por coordenar a equipe, como um chefe de departamento, enquanto o gerente de projetos é um estrategista, responsável por pensar e otimizar a estrutura da organização, além de monitorar e trazer dados para a embasar ações e aumentar a abrangência dos projetos, captar mais recursos e impactar positivamente mais beneficiários.

No caso de um analista, a diferença também aparece.

A média salarial de um analista do terceiro setor é de R$ 2.564 a R$ 3.715, segundo o Love Mondays, enquanto no cargo de Analista de Projetos Sociais se inicia ganhando R$ 3.033,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.042,00, segundo o site vagas.com. A média salarial para Analista de Projetos Sociais no Brasil é de R$ 3.829,00.

Isso significa que um analista do terceiro setor com o conhecimento específico de gestão de projetos recebe até 1.500 reais a mais do que um analista sem esse conhecimento.

 

De acordo com a Fasfil 2010, 74% das organizações não governamentais não têm funcionários registrados formalmente.

As organizações que têm recursos próprios – investidores sociais – e dependem menos de captação têm mais autonomia na sua gestão de pessoas e têm condições de adotar práticas de remuneração mais competitivas, buscando atrair profissionais qualificados, mas ainda assim, não pagam igual ao setor comercial.

A iniciativa privada sempre soube que, na busca por aumentar a eficiência de suas ações, escolher profissionais capacitados é essencial.

As organizações sociais levaram mais tempo para compreender essa questão porque, por muito tempo, os projetos sem fins lucrativos eram apenas parte de ações filantrópicas que visavam realizar boas ações, sem muita estratégia. “Fazer o bem era o suficiente”.

O que vem mudando é que hoje conseguimos ver a importância e quão essencial muitos desses projetos são para a sociedade como um todo e temos uma estimativa financeira dos bilhões de reais anuais que eles captam e usam para serem capazes de executar essas ações.

Com isso, surge a demanda ativa por Gestores de Projetos Sociais e a revisão dos cargos e salários das OSCs.

A gestão de Projetos Sociais é a matéria que estuda como tornar o gerenciamento de uma ação mais eficiente e eficaz.

Através de métodos gerenciais e ferramentas visuais, o gerente de projetos desenha, planeja, monitora e avalia as atividades da organização considerando todos os custos e os resultados que estão sendo alcançados.

Com as respostas que ele obtém na avaliação, ele toma decisões mais assertivas alocando mais corretamente os recursos humanos e financeiros, garantindo uma otimização não apenas administrativa mas do impacto gerado no curto e no longo prazo.

Para ser capaz de executar esse trabalho o gestor deve conhecer metodologias de gestão e obter certificados nessa área do conhecimento.

Deve entender a diferença entre métodos ágeis e tradicionais, se familiarizar com ferramentas de gestão, conhecer as boas práticas do mercado internacional e saber colocar em prática esse conhecimento trazendo informações e relatórios embasados para os investidores e para a direção.

A importância de profissionais com esse conhecimento em gestão de projetos é o que faz com que o salário passe a ser um investimento para as organizações.

Esses profissionais estudaram e possuem visão estratégica de curto e longo prazo; foram preparados para operacionalizar o projeto com alto nível de eficiência e eficácia; sabem produzir documentos embasados para os investidores; sabem montar projeções financeiras assertivas e possuem conhecimento para implementar ferramentas que irão tornar os processos burocráticos mais rápidos e transparentes.

A Umanitar Academy compreende que essa formação é essencial para toda a cadeia de empregados de uma organização (do estagiário ao Gestor) pois apenas o conhecimento é capaz de alinhar o time de forma harmoniosa.

Ao fazer um curso de gestão de projetos sociais, cada profissional vai conseguir compreender melhor a função estratégica de suas atividades para o aumento do impacto da organização, mesmo que ele não trabalhe diretamente ou mesmo conviva com os beneficiários.

O analista vai compreender melhor o seu papel no trabalho burocrático que é essencial para uma execução eficaz, o gerente vai atuar melhor em sua liderança e na estratégia geral da organização, e o estagiário vai conseguir visualizar a razão pelo qual cada pessoa faz o que faz e como cada processo colabora e é essencial para o impacto gerado pela organização.

 

Para conhecer acesse: www.umanitar.com

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