Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/3/a3/24/conexaosustentabilid/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2758

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/3/a3/24/conexaosustentabilid/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2762

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/3/a3/24/conexaosustentabilid/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3706
Pela primeira vez, microplásticos são encontrados em leite materno – Conexão Sustentabilidade ™

Pela primeira vez, microplásticos são encontrados em leite materno

13 de outubro de 2022 by in category meio ambiente, Sustentabilidade, Tecnologia with 0 and 0
Home > meio ambiente > Pela primeira vez, microplásticos são encontrados em leite materno

Cientistas revelaram a descoberta de microplásticos no leite materno, conforme estudo
publicado revista  Polymers em 30 de junho de 2022. A descoberta ocorreu em 75% das amostras retiradas de 34 mães saudáveis, uma semana depois de darem à luz os bebês, em Roma, na Itália.

Foram identificados compostos de polietileno (resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível), PVC (plástico feito através de polímeros) e polipropileno (plástico cristalino e apolar), muito comum em embalagens. De acordo com reportagem publicada no site da revista Galileu, as amostras foram coletadas, armazenadas e analisadas sem o uso de plásticos.

Os especialistas não conseguiram analisar partículas com menos de 2 mícrons (0,0002 centímetro), ou seja, há chances do leite materno ter ainda mais pedaços menores.

As amostras foram coletadas sem o uso de plásticos. Posteriormente, foram armazenadas para análise, também sem a presença da matéria-prima.

— A prova da presença de microplásticos no leite materno aumenta nossa grande preocupação com a população extremamente vulnerável de bebês — alerta Valentina Notarstefano, da Universidade Politécnica de Marche, em Ancona, na Itália, ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com a reportagem do jornal britânico, os cientistas aconselham as mulheres grávidas a evitar alimentos e bebidas embalados em plástico, cosméticos e cremes dentais contendo microplásticos.

A pesquisadora acredita ser de grande importância avaliar as possibilidades de redução e exposição destes contaminantes durante a gravidez e o processo de lactação. Porém, ela frisa que as vantagens de amamentação são muito mais pertinentes do que as desvantagens que podem ser causadas por conta da presença de microplásticos:

— Estudos como o nosso não devem reduzir a amamentação de crianças, mas sim conscientizar o público para pressionar os políticos a promoverem leis que reduzam a poluição— ressaltou.

O impacto dos microplásticos nos humanos ainda é desconhecido pelas especialistas desta área. Os resquícios da matéria já foram encontrados em sangue humano e fezes de crianças e adultos.

Add comment