Botão doar: Mercado financeiro incentiva a cultura de doação no país através da tecnologia

23 de fevereiro de 2021 by in category Sustentabilidade, Tecnologia with 0 and 0
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Nubank e Mercado Pago lançam “botão doar” em seus aplicativos para apoiar organizações sociais. Bradesco oferece para clientes “match” com 53 entidades beneficentes disponíveis para receber doações pelo site do banco

 

Após o recorde de doações para conter os efeitos da pandemia, uma preocupação dos atores sociais é como dar continuidade no apoio às organizações do terceiro setor. Frente à emergência da situação, os mais diversos segmentos se mobilizaram de modo sem precedentes para assistir famílias, distribuir materiais de higiene e garantir segurança alimentar para os que mais precisam. Um dos principais personagens dessa onda de solidariedade, no entanto, foi o setor financeiro.

Responsável pela principal parcela de recursos doados para combater a Covid-19, instituições financeiras desenvolveram uma tecnologia simples, mas com grande potencial de mobilização de recursos. O Bradesco oferece através de seu internet banking a possibilidade de seus clientes doarem para 53 entidades beneficentes. Em 2020, o banco doou mais de R$ 16 milhões para o enfrentamento da crise sanitária.

Um balanço feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mostra que os bancos doaram R$ 347,2 milhões para a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), responsável pela produção da vacina da Oxford/AstraZeneca, foi a entidade que mais recebeu recursos. O Instituto Butantan, que desenvolve a CoronaVac, recebeu R$ 10 milhões do Bradesco.

Botão doar

O Nubank e o Mercado Pago lançaram um “botão doar” em seus aplicativos para apoiar organizações sociais. Diante da crise sanitária instaurada em Manaus, o Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, soma forças com o Grupo +Unidos e a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) para apoiar o sistema público de saúde da região na compra de insumos hospitalares. A companhia fez uma doação de R$ 150 mil via Fundo UNA+. Junto com a iniciativa, a fintech lançou o “Botão Doar” em seu aplicativo para mobilizar doações, em dezembro do ano passado.

“Com a tecnologia do Botão Doar, conseguimos nos mobilizar de forma mais rápida e ajudar aqueles que são mais impactados pela pandemia, como a população do Amazonas e os brasileiros que não vivem em condições adequadas de moradia”, explica Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre e do Mercado Pago.

Além do Fundo UNA+, iniciativa do Grupo +Unidos, outras três organizações sociais estarão disponíveis para receber doações pelo aplicativo ao longo do próximo mês: até o dia 28/02 os usuários poderão doar também para as ONGs Teto, Habitat Brasil e Cruz Vermelha, apoiando ações de ajuda humanitária e melhorias em condições precárias de moradia que, não apenas se agravam nesse período chuvoso, como podem acentuar a transmissão da Covid-19.

Chamada para organizações será lançada

Laura conta que até o final de fevereiro o Mercado Pago vai lançar um convite para organizações se cadastrarem para receber recursos pela plataforma. A transparência será um dos critérios de seleção.

“A ideia é que as organizações coloquem o objetivo do recurso. As inscrições serão avaliadas pelo comitê multidisciplinar de acordo com as causas. Até agora, as campanhas foram muito vinculadas à compra e doação de insumos. Queremos que o botão seja uma forma de apoiar custos institucionais, fortalecimento de equipe e estrutura de acordo com a demanda e necessidade de cada organização”, salienta.

O “Botão Doar” é uma funcionalidade permanente, que permite que os usuários da conta contribuam com diferentes organizações sociais em apenas alguns cliques, de forma segura e prática. A cada mês, novas ONGs são apoiadas. Para a fintech, que vem se engajando desde 2019 em campanhas beneficentes, como Criança Esperança e Teleton, a criação de um botão permanente de doação é mais um passo na busca constante pela geração de impacto social por meio da tecnologia.

Doação multiplicada

Desde maio do ano passado, os clientes do Nubank podem usar o app da fintech para destinar recursos ao Action Aid, Ação da Cidadania, Cruz Vermelha Brasileira e Hospital das Clínicas de São Paulo. Quando o volume total doado pelos clientes chegar a R$ 100 mil, o Nubank também destinará a mesma quantia a cada uma das organizações, totalizando R$ 500 mil doados. A empresa também iniciou um movimento solidário com seus colaboradores para incentivar as doações.

Crédito de Imagem: Divulgação / NuBank

“Desde o início da pandemia, estamos agindo para apoiar nossos clientes. Anunciamos a criação do nosso fundo de apoio ‘Pessoas Primeiro’, reduzimos juros e ampliamos os prazos de pagamento. Agora, convidamos nossos clientes a somar forças conosco nessa corrente do bem, ampliando a rede de apoio para gerar um impacto positivo a um número cada vez maior de pessoas”, afirma David Vélez, CEO e fundador do Nubank.

A nova função que permite doações via app se soma a todo o trabalho que vem sendo feito pelo Nubank desde o início da pandemia. Em março, a empresa criou um fundo de apoio de R$ 20 milhões para beneficiar milhares de consumidores com entrega de alimentos e produtos de primeira necessidade, além de apoio médico e psicológico.

Marco bancário da doação

A funcionalidade de doação nos aplicativos de banco não é uma demanda nova. Em 2019, o projeto de Lei 3384, conhecido como Marco Bancário da Doação, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), recebeu parecer favorável na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O objetivo é alterar a Lei nº 10.214, que aborda o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), para mudar o nome do SPB para Sistema Brasileiro de Movimentações Financeiras e prever a doação como uma das modalidades de movimentação financeira, possibilitando com isso desenvolver, junto ao sistema financeiro, instrumentos específicos para as organizações receberem doações,  o que atualmente é bastante complicado, tendo em vista que o sistema – e os bancos – foi estruturado pensando apenas nas empresas com fins lucrativos.

Saiba como doar

Para fazer uma doação pelo Nubank o usuário deve:

  • Abra o app do Nubank e acesse o atalho “Doação”;
  • Escolha a instituição e um dos seis valores fixos disponíveis para doação: de R$ 5 a R$ 100;
  • Digite a senha de 4 dígitos (a mesma utilizada para fazer compras) para confirmar a doação.

A quantia selecionada será descontada do limite do cartão de crédito e aparecerá na fatura aberta. A doação pelo app é contínua, ou seja, é possível doar sempre que quiser pelo Nubank.

Pelo Mercado Pago também é simples. Veja as etapas:

  • Abra o app do Mercado Pago e clique em Ver +;
  • Em seguida, acesse o Botão Doar, selecione a ONG, ou campanha, e clique em Doar;
  • Adicione o valor e escolha como pagar: com saldo da conta Mercado Pago ou com cartão crédito vinculado à carteira digital;

O aplicativo do Mercado Pago possui quase 20 milhões de usuários ativos. Quem ainda não tem o aplicativo pode baixá-lo nas versões para IOS ou Android.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Texto por Karen Garcia
Matéria da Revista Nós

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