Home > meio ambiente > QUAL A DIFERENÇA ENTRE LOGÍSTICA REVERSA E ECONOMIA CIRCULAR?
A Logística Reversa foi criada pela Lei Federal Nº 12.305/2010 e caracteriza-se como um instrumento de desenvolvimento econômico e social, que permite a coleta e a reutilização dos resíduos sólidos pelo setor industrial e empresarial. A Logística Reversa é obrigatória para alguns produtos, a saber:
Agrotóxicos;
Pilhas e baterias;
Pneus;
Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
A Logística Reversa é uma importante ferramenta da Política Nacional de Resíduos Sólidos, envolvendo governo, indústria, empresas e consumidores na destinação final e ambientalmente adequada de uma categoria específica de resíduos sólidos. Para a Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, pois ela permite a coleta e a reutilização dos resíduos sólidos pelo setor industrial e empresarial.
Isto significa que, pela Logística Reversa, os resíduos que foram gerados podem ser reaproveitados, seja no seu ciclo de vida, seja na produção de um novo produto – ciclo(s) produtivo(s) de outro(s) produto(s). Com isso, a Logística Reversa torna-se uma importante ferramenta da Política Nacional de Resíduos Sólidos, envolvendo governo, indústria, empresas e consumidores na destinação final e ambientalmente adequada de uma categoria específica de resíduos sólidos.
Esta parceria entre empresas e consumidores é fundamental para a implantação da Logística Reversa, pois, juntos, eles poderão estruturar e implementar sistemas de Logística Reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos Resíduos Sólidos.
Já a Economia Circular caracteriza-se como uma nova forma de produção e pode ser aplicada a qualquer produto e/ou serviço. A Economia Circular funciona de maneira mais abrangente, pois economiza recursos naturais através do reaproveitamento completo dos resíduos sólidos e dos rejeitos (ou “lixo”), tornando-os insumos para o mesmo seu ciclo ou num ciclo novo de produção.
A Economia Circular movimenta ciclos materiais e produtos valiosos, produzindo-os e transportando-os de maneira integrada, sempre usando energia renovável. Ela é baseada nos seguintes Princípios:
Resíduo = Alimento: pode-se desenhar os produtos para que sejam reutilizados ou desmontados no fim da vida, mantendo sempre os produtos e os materiais em seu mais alto patamar de valor;
Construir a resiliência por meio da diversidade: usar a natureza como modelo de múltiplas formas de integração, ajustando seus elementos para que possam promover contribuição mútua e não conflito no processo;
Usar energia renovável: é fundamental manter o ciclo de produção com redução das emissões de poluentes;
Pensar em sistemas: entender que o planeta é um sistema fechado e que a geração de produtos e serviços possuem conexão direta na qualidade de vida das pessoas, ao mesmo tempo que se pode desfrutar da conexão de ideias, numa grande rede formada pela inteligência coletiva, para criar novos modelos de negócios e de padrões de consumo.
Aplicação da Logística Reversa deverá gerar o impacto positivo à saúde pública e ao meio ambiente, pois faz a correta seleção, reutilização e destinação dos Resíduos Sólidos.
Já a Economia Circular contribui com esse processo, gerando uma nova forma de pensar os produtos e os negócios, tornando-os sustentáveis em toda a cadeia produtiva, protegendo empresas e indústrias da escassez de recursos, e envolvendo multistakerolders para criarem fluxos eficazes de materiais e informação.
Add comment
You must be logged in to post a comment.